Tire todas as suas dúvidas sobre transferência de veículos no Detran RJ na hora de comprar ou vender seu carro. Uma dificuldade que muitos motoristas têm na hora na hora de trocar o carro é a transferência de documentos do veículo. O processo apesar de simples, se não for realizado da maneira correta e respeitando os prazos estabelecidos, podem acarretar multas e perdas de pontos na carteira por infrações cometidas pelo comprador.

Veja agora como transferir veículos sem complicações e evite maiores transtornos. Se você for o comprador, opte sempre por andar com seu veículo regularizado. O procedimento de transferência e regularização do veículo deve ser iniciado imediatamente após a venda do bem. O Detran RJ tem alguns prazos que precisam ser cumpridos para não acabar gerando problemas para o antigo e novo proprietário.

Antes de adquirir um veículo confira se todos os seus impostos estão em dia como o Licenciamento Rio de Janeiro, assim, você não terá nenhum problema.

VENDEDOR:

O vendedor precisa comunicar o Detran RJ num prazo de 30 dias sobre a venda do veículo. A comunicação é extremamente importante pois além de iniciar o procedimento de transferência, ela resguarda o antigo proprietário da responsabilidade pelas infrações cometidas após a data da venda. O vendedor deve preencher corretamente o CRV (Certificado de Registro do Veículo), informando o nome do novo proprietário.

A comunicação deverá estar acompanhada dos seguintes documentos obrigatórios:

  • Documento de Identificação: RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho;
  • CPF ou situação do documento de situação cadastral emitido no site da Receita Federal;
  • Comprovante de Residência;
  • Cópia autenticada do CRV, assinada pelo comprador e vendedor, com firma reconhecida de ambos;

Formulário de Venda próprio do Detran RJ

Com todos os documentos em mãos, o vendedor pode ir a uma das agências do Detran RJ sem a necessidade de agendamento e comunicar sobre a venda do veículo.

COMPRADOR:

Após o preenchimento da CRV, o comprador tem um prazo também de 30 dias para comparecer agendar a transferência de propriedade do veículo no Detran RJ. O agendamento pode ser feito através dos telefones do Detran – 3460-4040 / 4041 para capital e região metropolitana, e 0800-0204040 para as cidades do interior.

Se preferir, pode fazer o agendamento online no site oficial  www.detran.rj.gov.br. Os documentos obrigatórios para o comprador são os mesmos do vendedor: Documento de Identificação, CPF e Comprovante de Residência. Além desses, o novo proprietário também deverá apresentar:

Original do CRV, com assinatura reconhecida de ambas as partes, caso possua a alínea “C” no verso. Se não possuir, assinatura reconhecida somente do vendedor;

Comprovante do Duda pago. Valor: R$ 107,72 (cod.:0140);

Antes do veículo ser transferido, precisará ser submetido à uma nova vistoria. Terminado todo o processo, o novo proprietário receberá um novo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) já atualizado com seu nome, além de um novo CRV em aberto, para utilizar no caso de uma futura venda do carro comprado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *