Diário da Mulher Online – Educação do passado X Educação do futuro: Qual é a melhor? A evolução da ciência e da tecnologia tornou os pais do século XXI muito diferentes dos pais do século passado. As crianças vão nascendo e crescendo com outros costumes, com modernidade e tecnologia, em um mundo cada vez mais informatizado. Isso as torna “precoces”, sabendo de tudo, diferente das crianças de antigamente, deixando os pais sem saber como agir.

O que as crianças aprendem hoje está diretamente ligado às suas vidas, seja por intermédio dos pais, com os colegas de escola ou na vida virtual que elas desenvolvem na privacidade dos seus quartos.

Porém esse excesso de informação deixa os pais – principalmente os de primeira viagem – em dúvida sobre como criar e educar seus filhos. Muitos deixam que eles se aventurem no mundo informatizado, considerando que essa é a tendência para o futuro. Outros preferem evitar muita tecnologia para que as crianças possam crescer de forma natural, aproveitando as coisas boas da vida, evitando o sedentarismo desde cedo, já que as pessoas “informatizadas”, sem dúvida, são as mais sedentárias.

Para uma boa educação, é importante que você tenha um ensino de qualidade, no entanto, sabe-se que isso tem um preço um pouco elevado, e nem todos tem condições para arcar com os custos. Por isso, existe o Educa Mais Brasil 2019, um programa que oferece bolsas de estudos de até 70% em todos níveis de escolaridade.

Há também outros programas que oferecem bolsas de estudos como o Quero Bolsa, entre outros. Dessa forma, você pode escolher o que mais se encaixa com você e o qual você segue todos os requisitos de participação.

Para acabar com os receios e com os questionamentos, pesquisas indicam que o melhor é conciliar por igual as brincadeiras normais com os videogames, computadores e tudo o mais. Conciliar e organizar horários para uso do pc e da bicicleta em um dia de sol é a melhor dica para ensinar o seu filho e educá-lo.

As crianças não podem viver dentro de casa trocando a diversão natural pelos botões, nem se privar da tecnologia para conseguir viver no mundo atual. Toda criança precisa saber o que é brincar de pega-pega, pedalar, aproveitar um playground, sem deixar de conhecer um computador, um videogame e um MP3, porque as brincadeiras fazem parte da sua infância e o ajuda nas descobertas e os eletroeletrônicos o ajudam a se preparar para sua vida futura.

Vamos cuidar dos nossos filhos para que não os percamos para o mundo virtual. A ciência e a tecnologia são boas sim, mas tudo na medida certa e nas horas certas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *